No final da semana passada, mais precisamente entre os dias 11 a 13 de abril, tive a honra de participar como palestrante da 27ª edição do Congresso Internacional de Oculoplástica, ocasião em que falei sobre o tema “Aplicação de toxina botulínica como tratamento de lagoftalmo e epífora”.
O congresso foi realizado nos dias 11 a 13 de abril de 2019, no Centro de Convenções de Goiânia, em Goiás, e trata-se do maior evento científico de plástica ocular brasileiro.
Foi uma ótima oportunidade para falar sobre minha vivência no assunto e compartilhar experiências com alguns dos mais renomados especialistas no tema, como Jeremiah Tao, diretor do fellowship da University of California; Irvine, JD Perry, diretor do fellowship da Cleveland Clinic; Pete Setabutr, diretor do fellowship da University of Illinois, Chicago; Catherine J. Hwang, também da Cleveland Clinic e presidente do próximo congresso ASOPRS em Chicago; Steven Couch, preceptor do fellowship da Washington University, St. Louis, dentre outros profissionais.
Na ocasião também foi lançado o primeiro Manual de Condutas da SBCPO, sobre Blefaroplastia.
Foram dias muito produtivos, onde o intenso debate de ideias e a exposição das mais recentes pesquisas científicas na especialidade contribuíram para todos que participaram.