Conforme os anos passam, ocorrem mudanças em todo o corpo e com a região dos olhos (palpebral e periocular) não podia ser diferente: aparecem rugas, flacidez, redundância de pele diminuindo o campo de visão, frouxidão dos ligamentos que sustentam as pálpebras, proeminência de bolsas de gorduras, escurecimento e esqueletização da região dos olhos, entre outras alterações, deixando a face com ar de cansaço e de tristeza.
A boa notícia é que existem vários procedimentos que atenuam e amenizam as marcas do tempo com resultado natural. A medicina voltada para a estética dos olhos se aprimora cada vez mais com uma especialidade exclusiva para o rejuvenescimento dessa área: procedimentos estéticos, como aplicação de toxina botulínica, preenchimentos com ácido hialurônico, utilização de laser de CO2, de radiofrequência e de descarga de plasma (jet plasma) e fios de PDO, por exemplo, permitem o rejuvenescimento dessa região, melhorando consideravelmente a estética periocular.
Outra opção de tratamento é a utilização de colírios para o aumento dos cílios. Essa medicação deve ser utilizada sob prescrição médica e, preferencialmente, o paciente deve ter seus olhos acompanhados por um médico oftalmologista, uma vez que a medicação pode causar alguns efeitos colaterais, como escurecimento da íris, hiperpigmentação da pele e redução da pressão intraocular, o que só o médico oftalmologista estará apto a diagnosticar. Contudo, o colírio quando aplicado corretamente não oferecer riscos.
A vantagem da abordagem do médico oftalmologista para tratar essa área é sua constante preocupação e vigilância não somente com o aspecto estético das pálpebras, mas também em manter a funcionalidade ocular e a proteção dos olhos. Procure sempre um médico capacitado, pesquise sua formação, onde se especializou, converse, consulte, tire suas dúvidas.