Cirurgia Oculoplástica é um termo geral usado para representar uma variedade de procedimentos que envolvem as pálpebras, face, ductos lacrimais e órbita. Essas cirurgias podem ser reparadoras ou estéticas. Os problemas palpebrais e perioculares podem afetar a aparência, assim como a visão, conforto e saúde ocular.
A Cirurgia Plástica Ocular estabeleceu-se como sub-especialidade da Oftalmologia em conseqüência direta da I e II Guerras Mundiais. Em 1920, as exigências da I Guerra estimularam Wheeler, considerado o pai da Cirurgia Plástica Ocular, a desenvolver inúmeros procedimentos para reconstrução cirúrgica dos anexos oculares. Seu Serviço formou inúmeros discípulos entre eles Hughes, quem, juntamente com Mustarde, Callaham, Byron Smith e Lester Jones, entre outros, formaram os pilares da especialidade durante a II Guerra.
Os oftalmologistas passaram então a assumir papel proeminente na área orbito-palpebral.
No Brasil a Cirurgia Oculoplástica começou a se firmar como especialidade na segunda metade da década de 60, quando foi fundado no serviço de oftalmologia do Hospital São Geraldo (UFMG) o primeiro serviço universitário inteiramente dedicado ao seu ensino, sob comando do Dr. Eduardo Jorge Carneiro Soares (http://www.eduardojcsoares.com.br/), com quem tive o privilégio de aprimorar meus estudos.
A blefaroplastia (cirurgia plástica das pálpebras) é um dos 5 procedimentos estéticos mais comuns. Em 2012, mais de 200.000 blefaroplastias foram realizadas nos EUA. Os oftalmologistas com expertise em plástica ocular após estudarem 6 anos de medicina, fazem 3 anos de residência médica em oftalmologia onde aprendem sobre o funcionamento do olho, sobre a preservação da visão e sobre o diagnóstico e tratamento das mais variadas doenças oculares.
Só então começam seus estudos em cirurgia oculoplástica por mais 2 a 3 anos, para então entrarem no mercado de trabalho. O olhar do oftalmologista sempre será o da saúde visual em primeiro lugar.
As sociedades de cirurgia plástica ocular ao redor do mundo certificam cirurgiões que se especializaram em cirurgias das pálpebras, das vias lacrimais e das órbitas.
Verifique se seu cirurgião possui alto grau de especialização em cirurgia oculoplástica no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular e aproveite e conheça as sociedades dos Estados Unidos e da Europa.
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular
Fundada em 1974.
American Society of Ophthalmic Plastic & Reconstructive Surgery
Fundada em 1969.
European Society of Ophthalmic Plastic & Reconstructive Surgery
Faça o download do livro A Cirurgia Plástica Ocular no Brasil