A região das pálpebras e supercílios também sofrem com o passar dos anos: rugas cutâneas, bolsas de gordura abaixo dos olhos e queda desses tecidos ocorrem invariavelmente. Em alguns casos, essas alterações podem se tornar desconfortável para o bem estar e auto-estima por transmitirem uma irreal sensação de cansaço, tristeza ou desânimo. Portanto, restaurar a beleza do local, é também restaurar o aspecto real da personalidade do paciente.
A Cirurgia Oculoplástica apresenta técnicas cirúrgicas diversas para restaurar o equilíbrio da região, trazendo de volta uma aparência jovial e relaxada. A cirurgia plástica das pálpebras ou blefaroplastia pode ser realizada sozinha ou em conjunto com a elevação dos supercílios e é um procedimento que pode ser feito em qualquer idade. A pálpebra superior ou a pálpebra inferior ou ambas podem ser acessadas, com remoção do excesso de pele, remoção ou reposicionamento das bolsas de gordura melhorando as alterações que tanto incomodam o paciente.
A blefaroplastia também pode beneficiar o campo visual, além do aspecto estético, se a pele da pálpebra superior estiver cobrindo parte do olho. Em casos onde o contorno e formato dos olhos estão alterados (ex: a parte branca do olho fica muito visível), é possível reforçar ligamentos da região durante a blefaroplastia superior e/ou inferior, restaurando a sua firmeza e contorno (cantopexia ou cantoplastia).
Além disso, as rugas da região palpebral e periocular podem ser tratadas de diversas maneiras (laser, plasma, radiofrequência ou peeling) no fim da cirurgia, aproveitando a sedação e anestesia utilizadas na cirurgia para maior conforto do paciente.
A cirurgia de elevação do supercílio melhora sua queda, reposicionando o supercílio numa região esteticamente mais favorável para o paciente. Algumas vezes, com a elevação do supercílio, o excesso de pele da pálpebra superior se torna menos evidente e a cirurgia de blefaroplastia superior acaba não sendo mais necessária.
Existem diversas maneiras de melhorar a aparência da região periocular. Um dos profissionais habilitados para essa abordagem é o oftalmologista especializado em Cirurgia Oculoplástica. No site da sociedade brasileira de cirurgia plástica ocular você pode achar um profissional na sua cidade com essa habilitação.